sábado, 21 de junho de 2008

Aditivos químicos e Alimentos Naturais




• Conceito de aditivos químicos e Alimentos naturais•



Aditivos químicos são aquelas substâncias acrescentadas aos alimentos para melhorar sua cor, textura e aroma ou para conservá-los frescos por mais tempos. Os aditivos passam por rigorosos testes. Os que provocam efeitos colaterais não são aprovados. Para todas as substâncias, níveis de segurança são estabelecidos e não podem ser ultrapassados. Esses níveis são fixados bem abaixo dos limites considerados seguros para o homem, supondo-se um consumo razoável dos alimentos que contém esse aditivo.
As vantagens em se consumir alimentos naturais orgânicos são inúmeras a começar pelo fortalecimento de nossa saúde e dos mecanismos de defesa de nosso organismo. Além disso, o consumo de alimentos orgânicos protege a qualidade da terra, da água e do ar, ajuda a restaurar a biodiversidade, a economizar energia, a reduzir o aquecimento global. Desta forma, consumir produtos orgânicos é também um ato de cidadania onde desenvolvemos nosso papel de agentes de transformação social e ambiental.
Os alimentos tem sido aditivados por séculos; os antigos usavam sal para conservar carnes e peixes, adicionavam ervas e temperos para melhorar o sabor dos alimentos; preservam frutas com açucares e conservavam pepinos e outros vegetais com vinagre. Com o crescimento rápido da população mundial, e a grande demanda de alimentos, mais aditivos tem sido empregado. A existência de um grande número de produtos moderno tais como os de baixo valor calórico (light), Fast-Food, salgadinhos embalados, não seria possível sem os aditivos. O conceito de aditivo nos alimentos é bastante variável de país para país. Uma determinada substância poderá ser utilizada como aditivo por um país e ser proibida no país vizinho, acarretando problemas com relação à exportação. Existe um grande número de aditivos atualmente empregados, mas todos eles sofrem uma regulamentação federal no seu uso.




Um comentário:

Chiensetchats disse...

Cá estou! Bom texto. Faltou o resumo da aula. Além do atraso da postagem. Continuem participando.