terça-feira, 18 de novembro de 2008

Comentário sobre a aula :)

Ele dá aula de um jeito bem legal, descontraindo sempre com suas piadinhas sem graça.
Seu jeito espontâneo de dar aula, sua maneira de explorar os assuntos são sempre interessantes, pois ele inova muito. Sempre com uma mensagem nova para a turma, ele nos faz refletir.!
Infelizmente chegamos a reta final do ensino médio, mas nunca iremos esquecer desse professor querido que nos ensinou essa matéria que eu( mayra batiista) particularmente adoro, e posso dizer que essa paixão teve influencia direta do professor Calado. :D
Portando nunca vou esquecer das minhas primeiras aulas de segunda feira com o Calado.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Imagens___________Plásticos





RECICLAGEM

PLÁSTICOS: base da sociedade pós-moderna

INTRODUÇÃO


Como podemos observar ao nosso redor, os plásticos já fazem parte da nossa vida há um bom tempo.Eles são muito utilizados no dia a dia devido a algumas propriedades particulares, tais como a flexibilidade, a inércia química, a resistência mecânica e a durabilidade.Eles são feitos de combinações de polímeros e outros materiais, como pigmentos e materiais de enchimentos. Os próprios polímeros, substâncias básicas dos plásticos, são substâncias químicas, na forma de longas cadeias.


RECICLAGEM

Atualmente tenta-se resolver o problema do descarte de plásticos com vários métodos combinados de degradação, como: a biodegradação (tratamento biológico) e a fotodegradação (tratamento por meio de luz ultravioleta), com a incineração (queima) e a reciclagem (reaproveitamento).

Os métodos de degradação mais adequados para o futuro do nosso planeta são a biodegradação e a fotodegradação, que exigem pesquisa intensiva, antes de suas efetivas aplicações práticas.Já a reciclagem à curto prazo, parece resolver boa parte do problema. Entretanto ela também tem limites. Ela esbarra na falta de educação das pessoas; que ao invés de jogarem seus lixos em recipientes separados ou em cestos de lixo comunitário, acabam jogando nos bueiros, causando enchentes, ou jogam em terrenos baldios. Este comportamento inadequado deveria ser combatido através de atitudes do poder público municipal que deveria providenciar a coleta seletiva do lixo.

A reciclagem mecânica consiste em processos que transformam o material em grânulos para a fabricação de outros produtos. As etapas são: moagem, lavagem, secagem, extrusão (injeção ou introdução do plástico em molde vazado) e granulação.

A reciclagem química se faz por meio de processos tecnológicos que realizam a conversão do resíduo plástico em matérias primas petroquímicas básicas (retorno à origem).

A reciclagem energética consiste no processo tecnológico de recuperação da energia contida nos resíduos plásticos, por meio de incineradores, com queima dos resíduos.

No Brasil, o processo de reciclagem mais utilizado é o mecânico.


Reciclagem primária ou pré-consumo:

É a conversão de resíduos plásticos por tecnologia convencionais de processamento em produtos com características de desempenho equivalentes às daqueles produtos fabricados a partir de resinas virgens. A reciclagem pré-consumo é feita com os materiais termoplásticos provenientes de resíduos industriais, os quais são limpos e de fácil identificação, não contaminados por partículas ou substâncias estranhas.

Reciclagem secundária ou pós-consumo:

É a conversão de resíduos plásticos de lixo por um processo ou por uma combinação de operações. Os materiais que se inserem nesta classe provêm de lixões, sistemas de coleta seletiva, sucatas, etc. são constituídos pelos mais diferentes tipos de material e resina, o que exige uma boa separação, para poderem ser aproveitados.